Fernanda Melchionna realiza audiência pública sobre dados preocupantes relacionados à fadiga de trabalhadoras e trabalhadores do transporte aéreo

Iniciativa veio a partirde pesquisa que aponta que tripulantes brasileiros estão trabalhando no limite do cansaço e com receio de reportar essa situação para os órgão responsáveis

10 ago 2023, 18:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Fernanda Melchionna realiza audiência pública sobre dados preocupantes relacionados à fadiga de trabalhadoras e trabalhadores do transporte aéreo

A deputada federal Fernanda Melchionna (RS) presidiu, na última quinta-feira (10.08), uma audiência pública para debater o nível de fadiga dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte aéreo. O requerimento de realização da audiência, de autoria de Fernanda, foi aprovado com unanimidade na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

A proposta de realização da audiência surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que aponta que tripulantes brasileiros estão trabalhando extremamente fatigados e com receio de reportar essa situação para os órgão responsáveis por gerenciar os níveis de fadiga da categoria.

A pesquisa, realizada em 2023 com mais de 4,3 mil entrevistados, mostrou dados alarmantes: cerca de 50% dos entrevistados se sentem cansados na maior parte do tempo, e 57% dos trabalhadores já pegaram no sono de forma involuntária por alguns segundos durante voo.

“A pesquisa é estarrecedora. Estamos falando, evidentemente, de segurança na aviação nacional e internacional, dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, ao mesmo tempo, da população que viaja de avião. Essa audiência foi importantíssima para tornar públicos os dados preocupantes da pesquisa feita pelo sindicato e também para traçar estratégias para garantir melhores condições de trabalho para os aeronautas e mais segurança para quem viaja”, afirma Fernanda.

Participaram da mesa da audiência pública o presidente do SNA, Henrique Hacklander Wagner, o superintendente de Padrões Operacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Bruno Diniz Del Bel, o diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ruy Amparo, e do advogado especialista em direito do trabalho, Mauro de Azevedo Menezes.