Fernanda Melchionna quer que cobrança do FIES seja suspensa para estudantes gaúchos durante período de calamidade
Deputada do PSOL justifica que negociação das dívidas de alunos ficou prejudicada por conta da catástrofe climática no Rio Grande do Sul
6 jun 2024, 10:50 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosPreocupada com a situação financeira dos estudantes gaúchos, em virtude da catástrofe climática no Rio Grande do Sul, a deputada federal Fernanda Melchionna RS) protocolou, na quarta-feira (05.06), um projeto de lei que prevê a suspensão da cobrança do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para universitários gaúchos. O projeto propõe que o pagamento, assim como juros ou multas, fiquem suspensos enquanto perdurar o estado de calamidade no estado.
O Fies é reconhecido como a principal porta de entrada e permanência de milhares de estudantes brasileiros na universidade. A tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul teve consequências econômicas e sociais drásticas para grande parte dos estudantes universitários, o que faz com que a negociação da dívida desses estudantes seja prejudicada. Portanto, a proposta de suspensão do pagamento do financiamento é uma medida emergencial de mitigação financeira para os estudantes da educação superior.
“Com a catástrofe, a condição financeira de milhares de estudantes foi afetada. A suspensão do pagamento do Fies para os alunos gaúchos durante o período de calamidade é fundamental para que a renda dos estudantes atingidos não seja duplamente comprometida”, defende a parlamentar.
Foto: Câmara dos Deputados / Mário Agra