Fernanda Melchionna exige informações sobre aeronave militar norte-americana que pousou em Porto Alegre

Os ministérios têm até 30 dias para responder aos requerimentos. Também assinam os requerimentos os deputados do PSOL Sâmia Bomfim e Glauber Braga

21 ago 2025, 13:35 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundos
Fernanda Melchionna exige informações sobre aeronave militar norte-americana que pousou em Porto Alegre

Na noite da última terça-feira (19/08) um avião pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos pousou no aeroporto de Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme noticiado pela imprensa, a aeronave “é conhecida por operar em missões especiais e está frequentemente associada à CIA”. O motivo da entrada da aeronave no espaço aéreo brasileiro é, até então, desconhecido. Por isso, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) oficiou, na quarta-feira (20/08), os ministérios da Defesa e dos Portos e Aeroportos exigindo informações sobre a entrada da aeronave no espaço aéreo brasileiro.

Os documentos exigem informações quanto a:

  • justificativa oficial para a autorização de entrada da aeronave em espaço aéreo brasileiro;
  • se houve solicitação formal do governo norte-americano para tal operação;
  • natureza da missão da aeronave;
  • quem eram os ocupantes da aeronave e qual a sua identificação oficial;
  • se houve transporte ou desembarque de carga ou equipamentos.

“Diante da escalada de tensões entre Brasil e EUA resultantes dos sucessivos ataques imperialistas à soberania brasileira, não podemos aceitar que uma aeronave militar estadunidense invada o espaço aéreo brasileiro sem os devidos protocolos legais ou transparência pública”, afirma Fernanda Melchionna.

Os ministérios têm até 30 dias para responder aos requerimentos. Também assinam os requerimentos os deputados do PSOL Sâmia Bomfim e Glauber Braga.

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados