Fernanda Mechionna entrega Moção de Louvor ao escritor Jeferson Tenório, censurado em diversos estados do Brasil

Homenagem ocorreu durante o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita

26 mar 2024, 19:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
Fernanda Mechionna entrega Moção de Louvor ao escritor Jeferson Tenório, censurado em diversos estados do Brasil

A deputada federal Fernanda Melchionna (RS) relançou, nesta quarta-feira (26.03), a Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita, na Câmara dos Deputados. No evento, o escritor homenageado foi Jeferson Tenório, autor do livro “O Avesso da Pele”, que tem sido alvo de censura em diversos estados do Brasil. O autor recebeu das mãos da deputada uma Moção de Louvor, que também é assinada pelos deputados federais do PSOL Sâmia Bomfim (SP) e Glauber Braga (RJ).

“Não se trata apenas do ‘O Avesso da Pele’, se trata da defesa dos livros. Porque se acontece com um, a gente sabe muito bem que pode acontecer com outros. O Brasil já aprendeu bastante com governos autoritários anteriores, e aprendemos também a reagir. Ainda estamos vivendo um tempo muito difícil, com esse recrudescimento da extrema direita, não só no Brasil, mas no mundo, que não quer que a gente tenha pensamento crítico e acesso aos livros. É uma estratégia para não discutir o que tem que ser discutido”, declarou o homenageado.

O lançamento contou com a presença de dezenas de entidades relacionadas ao livro, leitura e biblioteca, representante do Ministério da Cultura, além de integrantes da sociedade civil. Para Fernanda Melchionna, a existência da Frente é uma ferramenta fundamental para batalhar pelo Plano Nacional do Livro, da Leitura e da Escrita, entre outras políticas públicas de defesa do setor.

“As trevas que nós enfrentamos nos quatro anos do último governo não estão tão distantes, elas seguem no tecido social, criando factoides, fake news, atacando o pensamento crítico, livros, escritores, como o Jeferson Tenório. Por isso o homenageamos no lançamento, para dizer que ‘Censura nunca mais!’. Precisamos de mais investimento para o livro, para a leitura, para produzir, para ter novos escritores, como Jeferson, e não para motociatas. A Frente é fundamental para a defesa da biblioteca escolar, das bibliotecas comunitárias e públicas, da escrita, leitura, literatura, dos profissionais do setor, e do pensamento crítico e da arte”, afirmou Fernanda.

Estiveram presentes no lançamento ainda os parlamentares Talíria Petrone (RJ), Orlando Silva (PCdoB), Alice Portugal (PCdoB), Maria do Rosário (PT), Reginete Bispo (PT), Elvino Bohn Gass (PT) e Tadeu Veneri (PT).