Extremos climáticos e educação: Fernanda Melchionna visita colégios gaúchos e destina recursos para infraestrutura escolar
No orçamento de 2025, deputada destinou R$ 5 milhões em emendas parlamentares para a rede estadual de educação do RS
13 fev 2025, 19:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 41 segundos
As enchentes de maio de 2024 que atingiram o Rio Grande do Sul comprometeram drasticamente as estruturas da educação gaúcha. Por isso, a partir de um requerimento da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), foi criada uma Subcomissão Especial de Acompanhamento dos Impactos da Enchente sobre a Comunidade Escolar do RS, dentro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Fernanda, que também é relatora da Subcomissão, visitou, na última semana, diversas escolas de Porto Alegre a fim de acompanhar o processo de reconstrução.
Só na rede estadual, a enchente atingiu 1.103 escolas, 606 foram danificadas e 89 utilizadas como abrigo. No total, 402.952 estudantes foram impactados em 260 municípios. Além disso, outro extremo climático tem comprometido os estudos dos gaúchos: a onda de calor que atingiu o estado na semana passada e tornou o desafio das escolas ainda maior. Durante a última semana, Fernanda visitou as escolas: EMEI Miguel Velasquez R. Armando Costa, EEEM Cristóvão Colombo R. Rezende Costa, Colégio Estadual Cândido Godói, EMEF João Goulart e EMEF Migrantes.
“O objetivo das visitas foi ter uma amostra da atual situação das escolas depois das enchentes de 2024 para embasar o relatório da Subcomissão. No entanto, a onda de calor às vésperas do início do ano letivo também se tornou uma pauta importante para toda a comunidade escolar. Apoiamos a luta do CPERS para adiar o início das aulas, já que a maioria das escolas não tem estrutura para acolher os estudantes nessas condições. Além disso, estamos na luta para que recursos cheguem à rede estadual o mais rápido possível”, afirma Fernanda.
No orçamento de 2025, Fernanda Melchionna destinou R$ 5 milhões em emendas parlamentares para a rede estadual de educação do RS para serem aplicados em infraestrutura para as escolas. Com a onda de calor, Fernanda oficiou o Ministério da Educação pedindo celeridade no pagamento das emendas.
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados