Erika Hilton protocola Projeto que impede empresas de cortarem energia elétrica durante eventos climáticos extremos

Proposta não exime consumidores de pagar débitos, mas considera que distribuição do serviço é essencial e o corte pode causar doenças, mortes e situações degradantes

22 mar 2024, 10:14 Tempo de leitura: 0 minutos, 54 segundos
Erika Hilton protocola Projeto que impede empresas de cortarem energia elétrica durante eventos climáticos extremos

A deputada Federal Erika Hilton (PSOL/SP), líder da Federação PSOL/Rede, protocolou um Projeto de Lei que proíbe as concessionárias de energia, como a Enel, do estado de São Paulo, de cortar a luz de usuários devedores/inadimplentes durante eventos climáticos extremos.

“Essas ondas de calor estão cada vez mais intensas e frequentes, se tratando então de um projeto de dignidade básica e proteção. Ninguém merece ter a energia desligada enquanto os termômetros batem os 40°c, isso é desumano e pode causar danos sérios à saúde das pessoas”, justifica.

As contas devidas vão continuar existindo e podendo ser cobradas, mas a distribuição de energia é um serviço básico que precisa ser fornecido para evitar que as pessoas morram, adoeçam ou sejam submetidas à situações degradantes durante esses eventos extremos.

“Infelizmente a realidade é que as ondas de calor, chuvas torrenciais e eventos extremos tendem a ser cada vez mais frequentes no nosso cotidiano, e prejudicando desproporcionalmente as pessoas mais pobres”, acrescentou.

Foto: Sérgio Lima