Erika Hilton e Pastor Henrique Vieira integram CPMI dos atos de 8 de janeiro

Parlamentares representarão a Federação PSOL/Rede na Comissão do Congresso Nacional que vai investigar a tentativa de golpe

9 maio 2023, 15:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos
Erika Hilton e Pastor Henrique Vieira integram CPMI dos atos de 8 de janeiro

A deputada Erika Hilton (SP) e o deputado Pastor Henrique Vieira (RJ) representarão a Federação PSOL/Rede na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Erika e Henrique se revezarão na titularidade e na suplência da Comissão.

A CPMI, que deve ser instalada nos próximos dias, vai investigar as invasões nas sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no dia 8 de janeiro. O Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram depredados por vândalos bolsonaristas, que se recusaram a admitir a derrota nas urnas com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PSOL foi um dos primeiros partidos a pedir investigação sobre os fatos ocorridos no início do ano. No dia seguinte aos atos golpistas, o PSOL apresentou pedido de CPI na Câmara: “É essencial proteger, por todos os meios constitucionais, o Estado Democrático de Direito de qualquer ameaça, especialmente através de esquemas de financiamento de intentonas golpistas contra o resultado das eleições”.

A CPMI vai investigar quem são os organizadores, financiadores e participantes desses atos terroristas. Uma das preocupações da Federação PSOL/Rede é que não haja anistia, nem para Jair Bolsonaro, nem para parlamentares que incentivaram ou participaram dos atos, nem para demais aliados.

A Federação busca também dar visibilidade a segmentos que não se viram representados em comissões emblemáticas anteriores e se opor a narrativas que associam evangélicos a posturas antidemocráticas e ao autoritarismo.