Erika Hilton é condecorada com a maior honraria do Itamaraty

A deputada federal do PSOL é a primeira pessoa trans a receber a medalha e título da Ordem de Rio Branco

29 maio 2025, 19:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos
Erika Hilton é condecorada com a maior honraria do Itamaraty

Um mês após denunciar o caso de transfobia cometido pela embaixada dos Estados Unidos, a deputada federal Erika Hilton (SP), recebeu do presidente Lula a medalha e o título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco.

Maior honraria do Ministério das Relações Exteriores, a Ordem de Rio Branco é concedida pelo Estado brasileiro para incentivar e reconhecer pessoas que prestam serviços meritórios à nação, tenham virtude cívica e que, tradicionalmente, projetam o Brasil internacionalmente.

Além de outros nomes da política e do direito, foram condecorados, na mesma cerimônia, figuras como Milton Nascimento, Mano Brown e Fernanda Montenegro, que já era condecorada na ordem, mas agora passa ao grau de Grã-Cruz. Também foram condecoradas a ministra Sônia Guajajara e a deputada Sâmia Bomfim (SP).

A deputada celebrou o acontecimento nas redes sociais:

“Agradeço ao Presidente Lula por ter me condecorado com a medalha e o título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, a maior honraria do Itamaraty. É uma honra para mim receber tamanha homenagem e recebê-la ao lado de nomes exemplares da nossa arte, política, cultura e direito. Que jamais nos faltem motivos para homenagear e condecorar aqueles que trabalham em prol da nossa nação e do nosso povo. E que essa medalha que recebi hoje, a primeira recebida por uma pessoa trans, seja exatamente isso: a primeira, de muitas!”, afirmou.