Erika Hilton aprova urgência de projeto que garante trabalho e cidadania para a população em situação de rua

Para a deputada, é possível tratar as populações vulneráveis com dignidade, sob outra ótica que não a da violência e da desumanização

11 ago 2023, 10:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Erika Hilton aprova urgência de projeto que garante trabalho e cidadania para a população em situação de rua

Na noite dessa quarta Feira, 09/08, foi aprovada urgência do Projeto de Lei de autoria da deputada Erika Hilton, construído junto de movimentos sociais e relatado por Orlando Silva, que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua.

Com os efeitos da crise econômica, sanitária e da derrocada econômica herdada pelo governo de Bolsonaro, as cidades brasileiras, de norte a sul do país, viram crescer vertiginosamente a quantidade de pessoas, famílias, sem emprego, casa e qualquer tipo de direitos.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, infelizmente, já existem mais de 60 mil pessoas nessa situação, número maior do que os dados oficiais – e subnotificados – do Censo Pop Rua da cidade.

Garantir a urgência da votação do projeto da deputada Erika é uma demonstração de que é possível tratar as populações vulneráveis com dignidade, sob outra ótica que não a da violência e da desumanização.

Além disso, o PL 2245/2023 chega em boa hora, tendo em vista que decisão do ministro Alexandre de Moraes deu 120 dias para que o governo federal traçasse estratégias de atendimento e criação de políticas públicas para essa população.

Foto: Zeca Ribeiro / CD