É preciso dar um basta! Mais um crime político fruto da violência de Bolsonaro

Nota conjunta das lideranças da Minoria e da Oposição na Câmara sobre o assassinato do dirigente político Marcelo Arruda.

12 jul 2022, 10:41 Tempo de leitura: 1 minuto, 46 segundos
É preciso dar um basta! Mais um crime político fruto da violência de Bolsonaro

Lideranças da Minoria e oposição na Câmara dos Deputados repudia, de forma veemente, o assassinato do dirigente político Marcelo Arruda, de Foz do Iguaçu, cometido por um militante bolsonarista que invadiu o aniversário da vítima gritando palavras de ordem de apoio a Jair Bolsonaro.

Registramos nossos votos de pesar e solidariedade à família e às pessoas do convívio pessoal, político e profissional de Marcelo Arruda, ao tempo em que cobramos do poder Judiciário, da Justiça eleitoral, do Ministério Público e do Ministério da Justiça que dediquem todo o esforço necessário para promover ações que garantam um processo eleitoral democrático com segurança, paz e tranquilidade.

Entre as ações para coibir a violência, a punição à conduta de Jair Bolsonaro deve ser prioridade. Não é possível que uma pessoa investida da responsabilidade institucional e constitucional de promover a paz entre os brasileiros seja o maior incitador à violência política no país e se manifeste neste sentido praticamente todos os dias.

Esperamos que o crime que tirou a vida de Marcelo Arruda seja o último desse tipo que testemunhamos no Brasil. Para isso, as instituições acima mencionadas precisam atuar de forma integrada e com o máximo esforço para garantir que situações como esta não voltem a se repetir.

Vamos requerer agenda com os representantes de todos os órgãos responsáveis por conter essa onda de violência e conclamamos que todas as forças democráticas se somem a esse movimento para garantir paz e segurança nas eleições.

10 de julho de 2022.

Dep. Alencar Santana (PT-SP)

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados

Dep. Wolney Queiroz (PDT-PE)

Líder da Oposição na Câmara dos Deputados

Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG)

Líder do PT

Dep. Bira do Pindaré (PSB-MA)

Líder do PSB

Dep. Sâmia Bomfim (PSOL-SP)

Líder do PSOL

Dep. Renildo Calheiros (PCdoB-PE)

Líder do PCdoB

Dep. Bacelar (PV-BA)

Líder do PV

Dep. Joenia Wapichana (Rede-RR)

Representante da Rede