Dia histórico para os povos originários

Abertura do 19º Acampamento Terra Livre, lançamento de Frente Parlamentar e Sessão Solene marcam abril indígena

24 abr 2023, 19:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 16 segundos
Dia histórico para os povos originários

Hoje foi um dia histórico para os povos originários! A Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) abriu, nesta segunda-feira (24.04), o 19º Acampamento Terra Livre (ATL) e, desta vez, junto ao movimento, o plenário da Câmara dos Deputados foi ocupado por diversas representações e lideranças. O tema do ATL deste ano é Demarcação Já.

O dia começou com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, seguido, na parte da tarde, por uma coletiva de imprensa e uma Sessão Solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao ATL. A sessão foi presidida pela deputada federal Célia Xakriabá (MG) e contou com a presença do Cacique Raoni, da ministra Sônia Guajajara, da presidente da Funai, Joenia Wapichana, diversas outras lideranças indígenas e também do DJ Alok. Da bancada do PSOL, marcaram presença o líder Guilherme Boulos (SP), os deputados Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) e a deputada Sâmia Bomfim (SP).

“Essa Frente é para o futuro do Brasil, é uma Frente de luta contra quem quer atacar os povos e as terras ancestrais”, declarou a deputada Célia Xakriabá, que é a coordenadora da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas.

“Nunca mais um Brasil sem nós! Ocupando e demarcando o Congresso Nacional e homenageando a abertura do 19° Acampamento Terra Livre em uma sessão solene. Hoje, trocamos os 513 deputados por 513 cocares. Entramos pela porta da frente!”, ressaltou.

Foto: Matheus Carvalho