Deputados do PSOL se reúnem com trabalhadores de aplicativos

Em pauta as precárias condições de trabalho, incluindo baixos valores repassados das plataformas e a falta de assistência em casos de acidentes

28 set 2023, 15:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Deputados do PSOL se reúnem com trabalhadores de aplicativos

Nesta quarta-feira, 27/9, a bancada do PSOL na Câmara, por articulação do deputado Glauber Braga, se reuniu com um grupo de entregadores e motoristas de aplicativos, a maioria motociclistas. Em pauta, as precárias condições de trabalho, incluindo baixos valores repassados das plataformas e a falta de assistência em casos de acidentes.

Os trabalhadores repassaram para os parlamentares as demandas para construção de uma legislação que atenda a categoria e que vem sendo alvo de pressões contrárias por parte das empresas donas das plataformas.

Estavam presentes Célia Xakriabá, Chico Alencar, Glauber Braga, Sâmia Bomfim e Tarcísio Motta, além de representantes dos mandatos de Erika Hilton, Luiza Erundina, Luciene Cavalcante, Fernanda Melchionna, Ivan Valente e Tulio Gadelha. De imediato, os parlamentares se comprometerem em organizar uma reunião com os ministros do Trabalho e da Previdência com representantes dos entregadores e motoristas de aplicativos. A ideia é apresentar as reivindicações para que o governo federal as incorpore no projeto que está sendo elaborado.

“A reunião foi muito importante. São trabalhadores superexplorados, que não conseguem nem ir ao banheiro direito, ficam horas à disposição de empresas e não recebem por isso, sem contar os bloqueios sem justificativa que sofrem. Passou da hora da esquerda dar a atenção devida a essa luta! ”, alertou o deputado Glauber Braga.

“A minha proposta é reivindicar uma audiência direta com os ministros do Trabalho e da Previdência Social para entender como vamos poder incidir e interferir nessa situação. Ao mesmo tempo, existe uma série de questões dos trabalhadores, que estão sendo bloqueados, que vamos tentar interferir junto ao Ministério Público do Trabalho, como a legislação dos pontos de apoio, a articulação com as cozinhas solidárias e várias outras ideias na defesa dos trabalhadores de aplicativos”, ressaltou o deputado Tarcísio Motta.

A bancada do PSOL defende essa causa!

Foto: Clarice Lissovsky