Deputados do PSOL querem que ex-comandante da Marinha preste esclarecimento na Câmara sobre suspeita de adesão a tentativa de golpe

Fernanda Melchionna e Glauber Braga protocolaram um requerimento de convite para que Almir Garnier Santos compareça à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

22 set 2023, 12:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos
Deputados do PSOL querem que ex-comandante da Marinha preste esclarecimento na Câmara sobre suspeita de adesão a tentativa de golpe

Os deputados federais do PSOL Fernanda Melchionna e Glauber Braga protocolaram nesta quinta-feira (21) um requerimento de convite para que o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, compareça à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Os parlamentares querem que o almirante se explique sobre as denúncias de que ele teria aderido a um plano de tentativa de golpe de Estado.

De acordo com o que foi noticiado pela imprensa, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, teria dito em delação premiada que Bolsonaro teria consultado as Forças Armadas sobre um plano de possível intervenção militar no Brasil, depois de derrotado no segundo turno das eleições de 2022.

Segundos as informações, foi discutida uma “minuta do golpe” e o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, teria dito que “sua tropa estaria pronta para aderir a um chamamento do então presidente”.

“Só a presença de uma comandante das Forças Armadas em uma reunião onde seja debatida intervenção militar já é gravíssima, quanto mais se colocar à disposição para concretizá-la. Golpe de Estado é crime! O almirante precisa prestar esclarecimento ao povo brasileiro sobre essas denúncias e, se confirmadas, ser punido, assim como todos os que articularam a tentativa de golpe”, afirmou Fernanda Melchionna.

“O que o ex-comandante da Marinha Almir Garnier tem a declarar sobre a informação de que Mauro Cid teria dito que ele embarcou com tudo na consulta golpista de Bolsonaro? Não podemos aceitar ‘passada de pano’ para peixe grande. Quem participou da trama golpista tem que ser responsabilizado”, questiona Glauber Braga.

FOTO: Valter Campanato / Agência Brasil