Deputado Ivan Valente integra grupo de trabalho que discute reforma tributária

A reforma tributária tem que ser distributiva, com justiça fiscal e social.

2 mar 2023, 14:40 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos
Deputado Ivan Valente integra grupo de trabalho que discute reforma tributária

Teve início nesta semana os trabalhos do grupo de trabalho que vai tratar da reforma tributária. A bancada do PSOL é representada pelo deputado Ivan Valente (SP).

Na primeira reunião aberta, Ivan Valente alertou que o assunto deve ser tratado de forma que a população entenda e seja contemplada, já que o tema é bastante complexo. Ele afirmou que é essencial debater o impacto da regressividade e mudar a lógica perversa dos ricos pagarem menos impostos, enquanto a população mais pobre amarga uma carga excessiva.

“A população mais pobre gasta no consumo 80% de sua renda”, aponta Ivan. Para o deputado é necessária a desoneração da cesta básica, para que o povo consiga consumir mais. “Isto vai impactar inclusive da inflação”. Ele também considera importante discutir medidas contra a sonegação e evasão fiscal, pois o país perde muito dinheiro, “vaza pelo ralo”.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho, deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), o governo federal não encaminhará nenhuma proposta de reforma tributária, serão aproveitadas propostas que estão em tramitação no Congresso Nacional, como as Propostas de Emenda à Constituição 45 e 110/2019. Serão realizadas audiências públicas, e o prazo para conclusão dos trabalhos é a segunda semana de maio.

“A reforma tributária tem que ser distributiva, com justiça fiscal e social”, enfatiza Ivan Valente.

Foto: Bruna Menezes / PSOL na Câmara