Deputado Chico Alencar apresenta estudo “Fake News e o Enfrentamento à Desinformação Climática” na COP30

Além do estudo, também será lançado o Guia para Atuação Jurídica pela Integridade da Informação Climática

13 nov 2025, 12:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos
Deputado Chico Alencar apresenta estudo “Fake News e o Enfrentamento à Desinformação Climática” na COP30

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) apresenta nesta quinta-feira (14), na COP30, em Belém (PA), o estudo “Fake News e o Enfrentamento à Desinformação Climática”, produzido pela Câmara dos Deputados. O material oferece um panorama sobre como o Brasil tem enfrentado a desinformação ambiental e propõe caminhos para fortalecer políticas públicas, legislações e ações da sociedade civil no combate ao negacionismo climático.

A apresentação integra o debate “Integridade da Informação Climática e terceiro setor: como a sociedade civil organizada pode enfrentar a desinformação e o negacionismo”, realizado na Casa da Mata Atlântica, em Belém, com participação de representantes da sociedade civil, organizações ambientais e especialistas em comunicação e direito climático.

Para o parlamentar as informações falsas e a desinformação são um risco à democracia e à sociedade, pois dificultam respostas às crises climáticas, enganam a população e favorecem quem lucra com mentiras. “Compreendendo a gravidade desse fenômeno, nosso mandato preparou este estudo técnico para subsidiar a criação e aprovação de projetos de lei, fortalecer iniciativas da sociedade civil e inspirar políticas públicas. Combater a desinformação é também proteger o clima e a vida”, afirma Alencar.

Além do estudo, também será lançado o “Guia para Atuação Jurídica pela Integridade da Informação Climática”, entre outros documentos organizados pela Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC), que reúne mais de 130 organizações da sociedade civil e universidades. Instituto Socioambiental (ISA), Projetos Contratos Justos na Amazônia e Desinformante/Aláfia Lab, estarão também na mesa.

“Como membro da Frente Parlamentar Mista Ambientalista e do GT de Educação Ambiental e Enfrentamento à Desinformação, nosso mandato vem acompanhando de perto esse tema e sabemos que a comunicação e educação midiática são essenciais nesse combate. Aqui na COP, aproveitamos o potencial desse grande evento para trazer a centralidade desse debate na agenda climática”, revela o deputado.

O estudo completo está disponível em: https://chicoalencar.com.br/desinformacaoambiental/