Deputadas do PSOL na Câmara participam de encontro em apoio à ministra Marina Silva
Bancada Feminina da Câmara dos Deputados se reuniu em desagravo à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ofendida e desrespeitada no Senado Federal
29 maio 2025, 15:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundos
As deputadas federais do PSOL Célia Xakriabá (MG), Talíria Petrone (RJ), Fernanda Melchionna (RS), Erika Hilton (SP), Professora Luciene (SP) e Sâmia Bomfim (SP) se reuniram com outras outras parlamentares da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados para demonstrar apoio à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A ministra foi alvo de ataques de senadores de extrema direita na terça-feira (27.05), durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.
“O que ela sofreu no Senado não é um ataque isolado. É mais uma expressão da misoginia que tenta calar mulheres, especialmente mulheres negras, que ousam ocupar espaços de decisão. Marina não se curva e nós também não. Nosso lugar é ocupando todos os espaços de poder. Seguimos juntas, firmes, defendendo a Amazônia, o meio ambiente, a democracia e o direito das mulheres estarem onde quiserem”, afirmou a líder Talíria Petrone.
A ministra Marina Silva foi desrespeitada e provocada pelos senadores Marcos Rogério (PL/RO), Plínio Valério (PSDB/AM) e Omar Aziz (PSD/AM) durante discussão sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Ela se irritou após o senador rondoniense sugerir que a discussão continuasse em reunião do governo. “‘”Se ponha no seu lugar, ministra”, disse o bolsonarista. “‘”Você gostaria que eu fosse uma mulher submissa, e eu não sou”, respondeu Marina, antes de se retirar.
Foto: Fernando Donasci/MMA