Deputadas do PSOL denunciam Gayer no STF e no MPF

As deputadas federais Erika Hilton, Luciene Cavalcante, Célia Xakriabá e Talíria Petrone são as autoras da denúncia. Relatoria será da ministra Cármen Lúcia. Uma ação semelhante foi protocolada no Ministério Público Federal

3 jul 2023, 20:44 Tempo de leitura: 0 minutos, 56 segundos
Deputadas do PSOL denunciam Gayer no STF e no MPF

As deputadas federais Erika Hilton (SP), Luciene Cavalvante (SP), Célia Xakriabá (MG) e Talíria Petrone (RJ) representaram no Supremo Tribunal Federal e no Ministério Público Federal contra o deputado Gustavo Gayer (PL/GO) por uma fala racista feita em um podcast.

Nas peças enviadas ao MPF e ao STF, as deputadas argumentam que Gayer cometeu crime de racismo contra a maioria da população brasileira, uma vez que 56% dos cidadãos brasileiros se declaram pretos ou pardos, ou seja, afrodescendentes.

As parlamentares enfatizaram também que, neste caso, o deputado não deveria ser resguardado pela imunidade parlamentar pois Gayer “proferiu discurso de ódio racista nas redes sociais, fora do recinto legislativo e sem conexão com a atividade parlamentar”.

No STF, a relatora será a ministra Cármen Lúcia. Já no MPF, a ação será analisada pela vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo.

*Com informações do blog Guilherme Amado/Metropóles e de Isabella Cavalcante, do UOL.

Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados, Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Bruno Spada/Câmara dos Deputados