Deputada Sâmia Bomfim tem parecer aprovado na Comissão de Educação em Projeto de Lei que prevê climatização nas escolas e instituições de ensino públicas do Brasil
Climatização sustentável alia conforto térmico à transição energética e avança no enfrentamento às mudanças climáticas
22 ago 2025, 12:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Na tarde do dia 20 de agosto foi aprovado o parecer da deputada Sâmia Bomfim, no projeto de lei 1185/2019, com a proposta de que, na construção de novas salas de aula de escolas e instituições de ensino público, todas as salas passem a ter um sistema de ar condicionado de refrigeração e/ou aquecimento, alimentado por energia solar fotovoltaica, garantindo bem estar e conforto térmico para todas as crianças e adolescentes em processo de aprendizagem, e que isso seja feito a partir de energia limpa. A deputada preside a Subcomissão sobre climatização das escolas e impactos da crise climática na educação.
“Esse projeto enfrenta um desafio urgente: a adaptação das escolas às mudanças climáticas. Ele propõe um processo de transformação que garanta bem-estar nos espaços de aula e de convivência, reconhecendo que vivemos um momento de colapso ambiental”, diz Sâmia sobre a aprovação da proposta, conhecida como PL da Climatização das Escolas.
O parecer foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e segue agora para análise da Comissão de Finanças e Tributação, bem como da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Concluída essa etapa, o Projeto será encaminhado ao Senado Federal para apreciação final.
“Foi com sentimento de honra que recebi a responsabilidade de relatar esse projeto, por ser a presidenta da Subcomissão Especial para tratar de Climatização nas Escolas, da Comissão de Educação, criada justamente para debater e propor soluções para crianças e adolescentes que têm o seu direito à educação prejudicado em função de extremos climáticos”, comenta Sâmia.