Deputada Professora Luciene Cavalcante denuncia Ricardo Nunes por intimidação a professores e profissionais da educação

Prefeito ameaçou com descontos salariais aos que se manifestavam por melhores condições de trabalho

2 abr 2025, 20:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Deputada Professora Luciene Cavalcante denuncia Ricardo Nunes por intimidação a professores e profissionais da educação

A deputada federal Luciene Cavalcante, junto com o vereador Celso Giannazi e o deputado estadual Carlos Giannazi, denunciou o prefeito Ricardo Nunes por tentar intimidar docentes que participaram de uma mobilização por melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Os profissionais da educação foram às ruas de São Paulo para reivindicar um reajuste de 12,52%, o fim do desconto de 14% nas aposentadorias e melhorias na infraestrutura das escolas. Além disso, o protesto também chamou atenção para a precarização do ensino público e a falta de valorização dos profissionais da educação.

A mobilização aconteceu mesmo diante das ameaças do prefeito, que prometeu publicamente punir os professores que participassem do protesto com descontos salariais.

Para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados, a deputada Luciene acionou o Ministério Público do Trabalho e o Grupo de Atuação Especial de Educação do MP para investigar essas ações da gestão municipal. Os pedidos encaminhados ao Ministério Público do Trabalho incluem:

  • Abertura de um processo para avaliar e responsabilizar o prefeito;
  • Garantia de que os professores possam exercer seu direito de greve sem punições;
  • Medidas para assegurar o cumprimento da legislação trabalhista.

Apesar das tentativas de intimidação, os manifestantes mantiveram a paralisação e mostraram sua força na luta por direitos. A mobilização também ganhou força nas redes sociais, onde vídeos e relatos foram amplamente compartilhados, ampliando o alcance do movimento.

“Greve é um direito conquistado com muita luta, em defesa da democracia, que inclusive Ricardo Nunes despreza, mais uma vez”, afirmou a deputada Professora Luciene. “Não é a primeira que enfrentamos um governo autoritário! Já derrotamos Jânio Quadros, Maluf e Pitta.”