Deputada Professora Luciene Cavalcante aciona o ministro da Defesa para criação de força-tarefa para resgate de animais no RS
Plano prevê a criação de estratégia específica para a recuperação de animais domésticos e silvestres
10 maio 2024, 10:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosA deputada federal Professora Luciene Cavalcante enviou um ofício ao ministro da Defesa, José Mucio, pedindo a estruturação de um plano emergencial específico para o resgate de animais domésticos, silvestres, e de criação para pecuária em decorrência da calamidade pública que assolou o Rio Grande do Sul.
De acordo com números divulgados, a estimativa é de que 20 mil animais já tenham sido resgatados pelo estado, mas o número deve ser muito maior. Ainda há muitos animais domésticos como cães e gatos, que estão presos em casas em áreas de inundação.
“Ainda é necessário que sejam instalados hospitais veterinários de campanha em áreas estratégicas a fim de proporcionar atendimento médico-veterinário emergencial aos animais desabrigados”, afirma a deputada Professora Luciene.
Outro ponto destacado na solicitação ao ministro é a atenção aos animais silvestres e criação. “Também é fundamental atenção especializada em relação aos animais silvestres desalojados de seus habitats naturais, bem como assistência aos pecuaristas para resgatar e abrigar animais de criação, como bovinos, suínos, aves e outros”, diz a deputada.
Por fim, a deputada pede ao ministro que dialogue com os órgãos necessários para botar o plano em prática o mais rápido possível.