Deputada Professora Luciene aprova projeto contra a crueldade animal na Comissão de Meio Ambiente
Texto proíbe o descarte de pintinhos machos de forma violenta pela indústria agropecuária
9 out 2024, 17:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundosA deputada federal Professora Luciene Cavalcante aprovou o seu projeto de lei 783/24 na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados.
Batizado de PL dos Pintinhos, o texto proíbe o descarte de pintinhos machos de forma violenta pela indústria agropecuária.
Atualmente, os animais são triturados vivos ao nascerem. Isso porque para a produção de ovos, a indústria só precisa das fêmeas. Para descartar os machos, são utilizadas técnicas de trituração, incineração ou, simplesmente, deixam os filhotes morrerem de fome.
De acordo com a deputada, já existe tecnologia para impedir o sofrimento dos animais Como, por exemplo, a técnica de sexagem de ovos. Segundo organização Animal Equality, essa iniciativa pode evitar o sacrifício anual de 35 milhões de animais.
“O Brasil ainda tem uma indústria agropecuária extremamente atrasada, mesmo sendo quase a oitava economia do mundo. Já temos tecnologia para evitar toda essa crueldade. Essa comissão está sinalizando ao mundo que podemos mudar as nossas relações com o meio ambiente e com a comida que chega no nosso prato”, afirmou a deputada durante a sessão de aprovação do PL.
Os próximos passos do PL são a sua tramitação pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.
“O Brasil está pronto para agir de forma mais sustentável e consciente”, afirma a professora Luciene.
O futuro de nossas vidas depende de nossa melhor relação com o meio ambiente.