Fernanda Melchionna compõe mesa de conversa na Feira Internacional do Livro de Bogotá, Colômbia

A parlamentar do PSOL compôs a mesa "Sentidos e horizontes das políticas de leitura" e pôde expor sua experiência como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita, além de bibliotecária e autora

19 abr 2024, 10:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Fernanda Melchionna compõe mesa de conversa na Feira Internacional do Livro de Bogotá, Colômbia

A deputada federal Fernanda Melchionna (RS) compôs uma das mesas de conversa da programação da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024). A parlamentar integrou a comitiva oficial do Brasil no evento, junto com o presidente Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também estiveram na cerimônia de abertura, assim como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o ministro da Cultura colombiano, Juan David Correa. O evento ocorre entre os dias 17 de abril e 2 de maio de 2024.

A deputada federal compôs a mesa “Sentidos e horizontes das políticas de leitura”, realizada no dia 18 de abril. Também estiveram presente no debate a especialista em políticas de leitura Eliane Yunes (Colômbia), a gerente de leitura, escrita e bibliotecas (Cerlac) Jeimy Hernández (Colômbia) e o secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli) Fabiano dos Santos Piúba (Brasil). A moderação foi do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Jéferson Assumção (Brasil). O escritor e intelectual indígena Ailton Krenak também participa do evento.

“Participar de um dos maiores eventos literários da América Latina é importante para mim como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita, como bibliotecária, autora e parlamentar. A Colômbia é um país referência em termos de bibliotecas escolares e públicas e tem uma das melhores políticas públicas para o livro e leitura da América Latina. O contato com quem constrói essas políticas e a troca de conhecimento com a comunidade literária é fundamental para que possamos ter referências e ideias de como avançar no Brasil”, afirmou Fernanda.

Fotos: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados e acervo pessoal.