Deputada Federal Célia Xakriabá (MG) assume presidência da Comissão Amazônia e Povos Originários e Tradicionais 

Marco histórico para o PSOL com a primeira indígena a presidir uma comissão pelo partido.

15 mar 2023, 15:28 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Deputada Federal Célia Xakriabá (MG) assume presidência da Comissão Amazônia e Povos Originários e Tradicionais 

Nesta quarta-feira, 15 de março, se faz história na Câmara dos Deputados. Pela primeira vez, o PSOL assume uma presidência de comissão na casa, com a criação da Comissão Amazônia e de Povos Originários e Tradicionais. Também é momento emblemático para os povos indígenas com a primeira representante assumindo uma presidência. O cargo ficou com a deputada mineira Célia Xakriabá, da bancada do cocar.

Para a parlamentar, mais do que uma comissão ética, será uma comissão étnica: “Demoramos 523 anos para chegar a esse lugar que é nosso por direito. Mas esse dia chegou. Tramitará por nossas mãos o destino do Brasil. É tempo de mulherizar e indigenizar a política. Não sou da Amazônia, mas com a força do cerrado carrego todos os biomas para esse chamado tão importante. O Brasil é terra indígena e com o reflorestar do Congresso passaremos com a força do nosso cocar”, afirma a deputada.

A comissão foi criada nesta legislatura, desmembrando a pauta dos povos indígenas da Comissão de Direitos Humanos. O deputado Chico Alencar (RJ) também será membro titular da comissão.