Deputada Célia Xakriabá encontra jovens de comunidade tradicionais e planeja conferência para 2024

Parlamentar indígena marcou presença na 4ª Conferência Nacional da Juventude em Brasília

21 dez 2023, 18:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Deputada Célia Xakriabá encontra jovens de comunidade tradicionais e planeja conferência para 2024

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) marcou presença na 4ª Conferência Nacional da Juventude, realizada de 14 a 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Em meio às discussões sobre políticas públicas para a população jovem, a parlamentar destacou a importância do engajamento dos jovens na manutenção da democracia e abordou o tema do Marco Temporal.

“A juventude indígena, a juventude preta, a juventude LGBTQIA+ são os que fazem a transformação do país. Não existe democracia sem a participação da juventude”, ressaltou a deputada no encontro com membros da Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. “Me comprometi a organizar para o próximo ano uma conferência só com os jovens das comunidades tradicionais.”

Durante os quatro dias de evento, jovens de todo o país reuniram-se para debater questões relevantes para a faixa etária entre 15 e 29 anos. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a 4ª Conferência teve como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

A participação da deputada Célia Xakriabá ressaltou a relevância do evento como um espaço de diálogo entre o governo federal e a sociedade civil. A última Conferência Nacional de Juventude havia ocorrido em 2015, uma lacuna de oito anos em que os espaços de participação social foram reduzidos. No contexto, a deputada sublinhou a necessidade de envolver a juventude na construção de um futuro democrático e destacou a importância do debate sobre o Marco Temporal, tema sensível que permeia as discussões atuais sobre demarcações de terras indígenas.

Foto: Bruno Spada (Agência Câmara)