Deputada Célia Xakriabá embarca para a COP28 e lançará no dia 3 de Dezembro a Bancada pelo Planeta
A Bancada pelo Planeta busca reunir parlamentares dos nove países da América Latina em defesa da proteção das florestas e seus povos
30 nov 2023, 14:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundosA Deputada Célia Xakriabá estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). Importante conferência para debater as mudanças climáticas e encontrar soluções para reduzi-las.
No dia 3 de Dezembro de 2023, será lançada na COP28 a Bancada Pelo Planeta, que busca reunir parlamentares dos nove países da América Latina onde esta localizada a floresta amazônica, para mobilizar o restante do mundo para a proteção das florestas e seus povos. Neste momento, a Amazônia passa pela pior seca da sua história e o Brasil a maior alta de temperatura já registrada, com os termômetros no Rio de Janeiro chegando a 53o (125• F). E este fenômeno tende a se repetir e alastrar, se medidas concretas não forem tomadas contra os principais agentes da mudança climática.
A parlamentar também denuncia o passar da boiada no Congresso Nacional, na mesma semana em que a COP28 acontece, foi votado o PL do veneno. Célia afirma que a aprovação do PL do veneno foi uma resposta violenta ao planeta, a cada ano um milhão de pessoas em todo mundo é intoxicado de forma involuntária por agrotóxicos e denuncia que povos indígenas do Mato Grosso do Sul sofrem com a intoxicação por agrotóxicos.
Para a Deputada Célia Xakriabá, a saída para combater o veneno ilegal não é legalizando através de PL, porque todas as mortes causadas por agrotóxico são violentas, e os povos indígenas não reconhecem e nem conhecem ecocídio legal.
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados