Deputada Célia Xakriabá assina roteiro de documentário lançado no Museu do Grammy

Filme apresenta o fazer artístico de indígenas e a experiência de Alok com a música ancestral do povo Yawanawa

26 mar 2024, 15:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Deputada Célia Xakriabá assina roteiro de documentário lançado no Museu do Grammy

A deputada indígena Célia Xakriabá participou nesta segunda-feira (25) do lançamento do projeto O Futuro É Ancestral, em parceria com o Instituto Alok, que inclui um filme roteirizado pela parlamentar e um álbum no palco do Grammy Museum, em Los Angeles.

O filme, atualmente em fase final de edição pela Maria Farinha Filmes, é uma imersão na criatividade e fazer artístico dos indígenas, incluindo a experiência de Alok com a música ancestral junto ao povo Yawanawa.

No evento, a deputada conduziu uma mesa de diálogo junto a Mapu Huni Kuin, explorando a intersecção entre música, tecnologia e sustentabilidade. A noite foi marcada também pela participação de artistas indígenas como Brô MC’s, Rasu, grupo Yawanawa, Owerá MC e o DJ Alok, além de Mapu Huni Kuin.

“O Futuro É Ancestral avança em sua missão de valorizar a cultura indígena ao ocupar espaços sociais de grande relevância, como o Grammy Museum. Este pré-lançamento do projeto contribui significativamente para amplificar a nossa voz, povos indígenas, e a sabedoria e a música ancestrais”, avalia a deputada.

Após o lançamento em Los Angeles, a deputada Célia Xakriabá seguiu para San Francisco, onde participou da 35ª edição da conferência Bioneers, evento que apoia políticas progressistas em uma ampla gama de áreas, desde ações climáticas até justiça racial e saúde acessível.