Deputada Célia Xakriabá aciona PF e MP para garantir sepultamento de liderança indígena

Mineradora Vale chegou a ganhar liminar para impedir enterro de cacique, mas ritual foi antecipado

7 mar 2024, 16:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Deputada Célia Xakriabá aciona PF e MP para garantir sepultamento de liderança indígena

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) acionou a Polícia Federal, na quarta-feira (6/3), após uma decisão judicial que tentou impedir o enterro do líder indígena Cacique Merong Kamakã Mongoió nas terras ocupadas por ele e sua comunidade, no Vale do Córrego de Areias, em Brumadinho(MG).

“Fomos surpreendidos com uma liminar na justiça autorizando o envio de força policial para impedir o enterro do cacique Merong no território. O não sepultamento ataca um Direito Humano fundamental. Respeitem o nosso luto”, disse a deputada.

No documento enviado à PF, a deputada pediu proteção para a comunidade Kamakã Mongoió durante o ritual fúnebre, e procurou o Ministério Público Federal (MPF) para assegurar o direito ao sepultamento de acordo com os costumes indígenas. A Vale Mineradora, que diz ser proprietária do terreno, solicitou a proibição do enterro.

Fomos informados que o cacique era alvo constante de ameaças e estava sendo perseguido em razão da sua liderança em defesa de Territórios Indígenas. Merong participou de diversas lutas, não apenas em Minas Gerais, mas na linha de frente em várias retomadas, como em São Francisco de Paula (RS), na aldeia Xokleng e também em Maquiné (RS), em território do povo Guarani”, diz trecho do pedido da deputada encaminhado à PF.

Na segunda-feira (4), a morte de Merong Kamakã Mongoió, encontrado com marcas de enforcamento, provocou grande comoção entre a comunidade indígena e ativistas. A situação se intensificou com a decisão judicial que proibiu o sepultamento na terra que ele ocupava.

O ritual indígena de sepultamento de Merong foi antecipado e realizado de forma privada entre a comunidade, na madrugada da quarta-feira, não permitindo que muitos amigos e familiares conseguissem chegar a tempo para se despedir. A intimação que proibia o sepultamento só foi entregue por volta de 9h da manhã.