Deputada Célia Xakriabá vai novamente ao Senado em luta contra aprovação do Marco Temporal

Parlamentar do PSOL rechaça a posição e o atropelo da casa legislativa, mesmo após compromisso do presidente Rodrigo Pacheco em ter cautela e ouvir todos os envolvidos

28 set 2023, 18:05 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
Deputada Célia Xakriabá vai novamente ao Senado em luta contra aprovação do Marco Temporal

A deputada Célia Xakriabá (MG) esteve na última semana diversas vezes no Senado Federal para dialogar com parlamentares e acompanhar a tramitação do PL 2903, que trata do Marco Temporal e outros avanços sobre territórios e povos indígenas.

Apesar dos esforços, o dispositivo foi aprovado na Casa, mesmo após ser derrubado no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ele traz em seu texto diversos ataques aos povos indígenas e formas de flexibilizar exploração naqueles territórios. Um absurdo histórico e que segue o projeto programado de ecocídio do último governo.

Em apenas um dia, ele teve parecer favorável na CCJ, além de urgência e mérito aprovados. “Uma verdadeira demonstração de que o debate não é algo que os senhores de gravata prezam ou querem”.

Para a deputada, a urgência deles é pela destruição e pelo “passar da boiada”. “Estamos falando de um projeto inconstitucional, votado às pressas e com a recusa do debate”, afirma.

“Vamos resistir sempre, mesmo diante ao absurdo colocado nessa casa de senhores que muito falam e pouco escutam. Os Cabrais do século 21, afinal, a intenção de acabar com os povos indígenas segue a mesma!”, denuncia a parlamentar.

Ela rechaça a posição e o atropelo do Senado, mesmo após compromisso do presidente Rodrigo Pacheco em ter cautela e ouvir todos os envolvidos e afirma que seguirá em luta pelo veto ao projeto e em qualquer instância que seja possível.

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputadas