David Miranda: companheirismo e um legado importante na política

A bancada do PSOL se solidariza com a família de David, seu marido Glenn Greenwald e seus filhos, assim como aplaude sua história de parlamentar combativo e corajoso

9 maio 2023, 14:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 31 segundos
David Miranda: companheirismo e um legado importante na política

A bancada do PSOL na Câmara recebeu com muita consternação a notícia do falecimento do nosso querido amigo e ex-companheiro de partido David Miranda, que ao nosso lado se tornou o primeiro vereador gay assumido do Rio de Janeiro e, depois, chegou ao mandato de deputado federal, num legado comprometido sobretudo com a luta pelos direitos da população negra e LGBTQIA+, público para o qual chegou a protocolar um projeto de lei que dispõe de medidas protetivas, semelhantes às da Lei Maria da Penha (PL 2653/2019).

Criado na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, David muito cedo conheceu a vida difícil de quem está à margem da sociedade, mas isso não o impediu de grandes feitos na sua curtíssima vida, que se encerra um dia antes de ele completar seus 38 anos, como ter sido eleito em 2019 pela revista Time um dos dez líderes da próxima geração. O sonho foi interrompido, mas quem conheceu David não esquecerá seu sorriso, seu abraço acolhedor e o bom humor que era uma marca sua.

Entre outras iniciativas importantes, David Miranda foi coautor de dois projetos que buscaram amenizar os impactos da pandemia (o PL 1075/20, que deu origem à Lei 14.017/20, que destinou R$ 3 bilhões para amenizar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor cultural, e o PL 1665/20, que deu origem à Lei 14.297/22, que reforçou as medidas de proteção aos entregadores de aplicativos). Também foi autor do PL 6355/19, sobre política de saúde mental para agentes policiais, que teve urgência aprovada, foi apensado no Senado ao PL 4815/2019, transformado posteriormente na Lei Ordinária 14531/2023.

A Liderança do PSOL se solidariza com a família de David, seu marido Glenn Greenwald e seus filhos, assim como aplaude sua história de parlamentar combativo e corajoso.