Criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas

Deputada Célia Xakriabá será coordenadora

6 mar 2023, 12:15 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas

Conquistadas as 198 assinaturas, entre deputados federais e senadores, acabou de ser protocolada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, que será coordenada pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), com vice-coordenação do deputado federal Airton Faleiro (PT-RS).

No Senado, a coordenação é de Randonfe Rodrigues (Rede-AP) e de Fabiano Contarato (PT-ES). Também são membros as deputadas federais Érika Hilton (PSOL-SP), Dandara Tonantzin (PT-MG), Camila Jara (PT- MS), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os deputados federais Túlio Gadelha (Rede PE) e Ivan Valente (PSOL-SP).

No início do seu segundo mês de mandato na Câmara dos Deputados, Célia Xakriabá conseguiu um terço das assinaturas do Congresso Nacional para a implementação da Frente, uma grande vitória da luta:

“Ainda no início da legislatura, um deputado da direita, pró-garimpo e abertamente contra os direitos dos povos indígenas, sinalizou intenção de protocolar uma frente similar, o que representaria um ataque direto à pauta. No entanto, depois de muitas articulações, as casas entendem a importância da frente ser coordenada de fato por uma mulher indígena e, assim, houve o apoiamento necessário para a sua criação”, declarou Célia Xacriabá.

“Sempre estivemos na luta do lado de fora. Agora, conquistamos uma cadeira nesse parlamento para levar a nossa voz, os milhares de cocares que chegam aqui comigo. Essa é a representação dos nossos povos, dos nossos maracás e da força do jenipapo e do urucum. É preciso uma frente legítima e que faça essa defesa no Congresso Nacional. Queremos lutar por nossos direitos, contra o garimpo, a mineração, a fome e na defesa das mulheres indígenas, cotidianamente abusadas pelos invasores. É a força do cocar chegando em Brasília”, conclui a deputada.