Com indicação de Chico Alencar, Museu Bispo do Rosário vence Prêmio Nise da Silveira
O programa de geração de trabalho e renda Arte, Horta & Cia, do museu, foi um dos vencedores do prêmio organizado pela Câmara dos Deputados, que reconhece anualmente ações voltadas ao cuidado e à promoção da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica
9 out 2025, 12:13 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
O programa de geração de trabalho e renda Arte, Horta & Cia, do Museu Bispo do Rosário, foi um dos vencedores do Prêmio Nise da Silveira 2025, organizado pela Câmara dos Deputados. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi o autor da indicação.
O Museu fica localizado na antiga Colônia Juliano Moreira, na Taquara (RJ). O programa visa a inclusão social, autonomia e fortalecimento de vínculos por meio de práticas culturais, agroecológicas e da economia solidária.
Em solenidade nesta quarta-feira (7), no salão nobre da Câmara, foram cinco iniciativas selecionadas e homenageadas pela Casa. Além do programa Arte, Horta & Cia, também foram agraciados com o prêmio: a Sociedade Assistencial Saravida (PE), a Associação Pestalozzi de Rio Verde (GO), a neurocientista Mara Cordeiro (PR) e o CAPS AD José Danilo Borges (MG).
Para Chico, o programa representa uma experiência transformadora que enfrenta o estigma do sofrimento mental e promove um novo lugar social através do trabalho, da criatividade, da cultura e da relação com o meio ambiente.
O Arte, Horta & Cia atende moradores da Colônia Juliano Moreira e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estruturando-se em quatro frentes principais: Horta Agroecológica, Bistrô, Ateliê e Loja B.
O Prêmio Nise da Silveira reconhece anualmente ações voltadas ao cuidado e à promoção da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica. Cada parlamentar pode indicar apenas uma pessoa física ou jurídica.