Com forte articulação da deputada Professora Luciene Cavalcante, Comissão do Trabalho aprova piso nacional para profissionais técnicos e administrativos da educação

A medida representa um avanço importante na luta por valorização de categorias fundamentais para o funcionamento das escolas públicas em todo o país

4 jul 2025, 11:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 16 segundos
Com forte articulação da deputada Professora Luciene Cavalcante, Comissão do Trabalho aprova piso nacional para profissionais técnicos e administrativos da educação

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o Projeto de Lei 2531/2021, que institui o piso salarial nacional para os profissionais dos Quadros Técnico e Administrativo da Educação Básica.
A medida representa um avanço importante na luta por valorização de categorias fundamentais para o funcionamento das escolas públicas em todo o país.

A aprovação contou com forte articulação da deputada Professora Luciene Cavalcante (SP), que desde o início do mandato tem atuado pela valorização desses profissionais. Em maio deste ano, por exemplo, a parlamentar convocou uma Audiência Pública em Brasília para debater o tema, com foco na aprovação do PL 2531/21. O encontro reuniu representantes sindicais, especialistas e trabalhadores do setor.

“Técnicos e administrativos são trabalhadores essenciais para o cotidiano escolar. Precisam e merecem um piso salarial digno, que reconheça sua importância na educação pública”, afirma Luciene.

Com a aprovação na Comissão de Trabalho, o projeto segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, depois, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), última etapa antes do envio ao Senado.

A deputada reafirmou o compromisso com a tramitação do projeto até sua aprovação final. “Essa conquista é fruto de organização, mobilização e luta coletiva. Seguiremos firmes nas próximas comissões para garantir esse direito aos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, declarou.