CLP, presidida por Glauber Braga, faz audiência pública para debater situação dos praças das Forças Armadas

"Não é novidade para ninguém que Bolsonaro deixou os praças pelo caminho com a Lei 13.954/2019. Ele só beneficiou os oficiais"

25 abr 2024, 19:30 Tempo de leitura: 2 minutos, 17 segundos
CLP, presidida por Glauber Braga, faz audiência pública para debater situação dos praças das Forças Armadas

Foi realizada no dia 25 de abril, uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP), proposta e presidida pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) para debater a situação dos praças das Forças Armadas.

O mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) tem sido um aliado na luta pelos direitos dos praças das Forças Armadas desde 2018.

Nessa semana, ele presidiu a audiência pública na CLP, que ele mesmo solicitou, para tirar um plano de trabalho para garantir que os direitos desses trabalhadores possam ser respeitados.

Durante a reunião foram tirados alguns encaminhamentos: será montado um grupo de trabalho com pelo menos 10 deputados que irão solicitar audiência com o presidente Lula, com a Secretaria Geral da Presidência e também das Relações Institucionais.

“Não é novidade para ninguém que Bolsonaro deixou os praças das Forças Armadas pelo caminho com a Lei 13.954/2019. Ele só beneficiou os oficiais. Com isso, os problemas que essa classe enfrenta, tem se arrastado”, ressaltou o deputado. “Nosso mandato tem trabalhado para reverter essas distorções com diversas ações”, frisou Glauber.

Já foram realizadas dezenas de reuniões no gabinete do deputado, junto com representantes da categoria para que uma linha de trabalho seja feita.

Uma das reinvindicações da categoria está na reestruturação das carreiras. Bolsonaro implementou mudanças salariais e no alcance do sistema de saúde, prejudicando com isso principalmente as patentes mais baixas e viúvas de militares de graduações como cabos, sargentos e soldados, conhecidas como pensionistas.

Os militares de patentes mais baixas, ainda relatam que no governo de Bolsonaro, foi a verdadeira caça às bruxas empreendida contra eles que de alguma forma se posicionaram publicamente contra essas situações.
Segundo eles, muitos foram indiciados em processos administrativos e alguns foram punidos até com detenção.

É recorrente o deputado Glauber ter grandes embates com oficiais das Forças Armadas, na Câmara dos Deputados, que não querem perder os privilégios e também não aceitam que os de patente mais baixas tenham seus direitos trabalhistas garantidos.

Em abril de 2023, Glauber e a deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) apresentaram um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para que uma audiência pública entre representantes dos praças e do ministro da Defesa fosse realizada.


“O que os Praças estão vivendo é absurdo. Na audiência pública realizada na CLP, ouvimos relatos fortíssimos. Queremos discutir os ataques do governo bolsonaro aos Praças das Forças Armadas que se arrastam até hoje e corrigir as distorções da lei 13.954. Não vamos desistir!”, frisou Glauber.