Chico Alencar questiona presidente do Inep sobre a reaplicação do ENEM

O deputado indagou sobre os motivos da expressiva abstenção (28,1%) e questionou os critérios para a reaplicação da prova em dias úteis ao invés de finais de semana

9 nov 2023, 17:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos
Chico Alencar questiona presidente do Inep sobre a reaplicação do ENEM

Na quarta-feira (08), a Comissão de Educação da Câmara recebeu o presidente do Inep para esclarecer questionamentos relacionados à prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), solicitados por diversos deputados.

Durante a reunião, o deputado Chico Alencar indagou sobre os motivos da expressiva abstenção (28,1%), que apresentou o mesmo índice do ano anterior, e questionou os critérios para a reaplicação da prova, a qual ocorrerá em dias úteis consecutivos. O deputado expressou a preocupação de que essa definição “pode gerar injustiça em relação àqueles que realizaram a prova em dois finais de semana”.

O presidente do Inep explicou que a reaplicação da prova ocorre anualmente por diversas razões, como a necessidade de aplicação para detentos, condições climáticas adversas, a exemplos de situações em algumas regiões de Santa Catarina, ou falta de energia, como ocorreu em São Paulo. Palácios também destacou que a realização da prova no domingo interferiria no dia de visitação dos detentos.

Além disso, também foi discutida a crítica levantada pela Frente Parlamentar do Agronegócio, incluindo o pedido de anulação de questões da prova devido a alegações de cunho ideológico. Em resposta, Palácios refutou a ideia de que o Enem ou o Inep demonizem o agronegócio, ressaltando que 86% dos itens da prova foram elaborados durante o governo Bolsonaro.

O deputado Alencar comentou: “longe de estarem preocupados com o bem-estar dos estudantes ou o bom uso do dinheiro público, tentaram transformar a Comissão em um palco para suas redes sociais, mas sem sucesso”. Chico Alencar ainda propôs a realização de um seminário para comparar a contribuição à cultura de figuras que eles defendem, como Olavo de Carvalho, com as referências deles, como Florestan Fernandes, Chico Buarque e Caetano Veloso.