Chico Alencar questiona ministro da Educação sobre cortes na Capes e violência nas escolas

O deputado abordou a redução de R$ 116 milhões no orçamento da fundação nos últimos meses e ouviu de Camilo Santana que o reajuste e a manutenção das bolsas de pós-graduação estão assegurados

24 nov 2023, 10:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
Chico Alencar questiona ministro da Educação sobre cortes na Capes e violência nas escolas

Na última quarta-feira (22.11), o ministro da Educação, Camilo Santana, compareceu à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos a três comissões: Educação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Fiscalização Financeira e Controle.

Durante a audiência, o deputado Chico Alencar (RJ) abordou a redução de R$ 116 milhões no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos últimos meses. Além disso, questionou se o reajuste das bolsas de pesquisa seria afetado por esses cortes. Em resposta, Camilo Santana assegurou que, com o incremento nos orçamentos do MEC e da Capes, o reajuste e a manutenção das bolsas estão garantidos, assegurando o pleno funcionamento das atividades do órgão. A Capes é uma fundação do MEC com papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Violência nas escolas
Outro ponto destacado por Alencar foi o combate à violência nas escolas. O deputado mencionou que Camilo sancionou uma lei no Ceará que trata da criação de comissões de prevenção à violência nas escolas, tanto na rede estadual quanto privada. Para o deputado, a lei poderia ser proveitosa para esse importante enfrentamento nacionalmente. “Mais do que catracas e policiais na porta, é necessário o envolvimento da comunidade escolar, que é essencial e ativo, para conter a violência nesses espaços”, declarou.

Camilo informou que estão sendo planejadas ações coletivas para enfrentar essa questão urgente, incluindo discussões com os pais, envolvimento do corpo docente e a implementação de atendimento psicossocial para os alunos em todo o Brasil.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados