Chico Alencar protocola Lei Vini Jr. de combate ao racismo

Inspirado em iniciativa do Prof Josemar (PSOL-RJ), projeto cria o “Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo” nos estádios e nas arenas esportivas do Brasil

15 jun 2023, 13:13 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Chico Alencar protocola Lei Vini Jr. de combate ao racismo

Inspirado em iniciativa do Prof Josemar, deputado estadual pelo PSOL-RJ, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou, nesta quinta (15), Projeto de Lei que cria o “Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo” nos estádios e nas arenas esportivas do Brasil. O Projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e está aguardando a sanção do governador. Toda a bancada da Federação PSOL-Rede assinou o projeto em coautoria.

Se aprovada, a iniciativa cria um programa de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas, que inclui a interrupção do evento esportivo em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e as previstas no regulamento da competição.

É uma iniciativa necessária e urgente. Além de proporcionar um ambiente esportivo mais justo e inclusivo, a medida reforçará a mensagem de que a discriminação racial não será tolerada em nossa sociedade.

Para o deputado Chico Alencar, “o objetivo do projeto é promover um ambiente esportivo inclusivo e livre de racismo, onde todos os indivíduos possam participar e desfrutar do esporte sem serem alvos de discriminação”.

Confira a íntegra do projeto: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2369380

Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo