Chico Alencar propõe reconhecer montanhismo como Patrimônio Cultural do Brasil
O parlamentar também apresentou um projeto para instituir o Dia Nacional do Montanhismo, a ser celebrado em 21 de agosto
2 jun 2025, 16:37 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
O deputado federal Chico Alencar (RJ) protocolou nos últimos dias o PL 2544/2025, projeto de lei que propõe reconhecer o montanhismo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta busca valorizar a prática como expressão viva da cultura nacional e instrumento de promoção da saúde, do lazer, da educação ambiental e da preservação do meio ambiente.
“O montanhismo, por envolver atividades em ambientes naturais, tem um papel importante na preservação ambiental e na conscientização sobre a importância da conservação”, justifica o parlamentar.
O PL tem como objetivo estimular políticas públicas de proteção e salvaguarda do montanhismo, reconhecendo sua contribuição para a identidade cultural brasileira e para uma cultura de mínimo impacto ambiental. Com raízes históricas no país desde o século XIX, a prática se consolidou como um elo entre a sociedade e as paisagens naturais, promovendo bem-estar físico e mental, além de fomentar o respeito ao meio ambiente.
Além do reconhecimento como bem imaterial, Chico Alencar também apresentou o PL 2543/2025, que propõe a criação do Dia Nacional do Montanhismo, a ser celebrado anualmente em 21 de agosto.
A data remete à primeira grande ascensão registrada em território brasileiro: a conquista da cordilheira do Marumbi, no Paraná, em 1879 – um marco simbólico do início do montanhismo no país. Outros feitos históricos, como a escalada do Dedo de Deus, em 1912, também ajudaram a consolidar a prática como uma expressão importante do vínculo do povo brasileiro com a natureza.