Chico Alencar pede medidas contra jogo racista aos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

O ofício requer ainda que sejam tomadas as medidas que julgarem cabíveis tanto para levantamento de dados sobre exatamente quantos downloads foram feitos, se crianças e adolescentes baixaram este aplicativo, quanto para avaliar a conduta da empresa desenvolvedora, bem como da loja de aplicativo que o disponibilizou.

25 maio 2023, 14:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundos
Chico Alencar pede medidas contra jogo racista aos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Em ofício enviado aos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, o deputado federal Chico Alencar pediu, no dia 24, que sejam tomadas medidas a fim de responsabilizar a Google Play, serviço de distribuição de conteúdos digitais do Google, e a empresa Magnus Games, desenvolvedora do aplicativo “Simulador de Escravidão”, pela distribuição de um jogo que estimula o racismo.

Segundo relato da própria desenvolvedora, o jogo é “o melhor simulador de proprietários de escravos e comércio de escravos”, e tem entre seus “atrativos” algumas práticas simuladas de torturas físicas, compra e venda de pessoas negras escravizadas, entre outras.

Com a repercussão negativa na imprensa e nas redes sociais, tudo indica que o Google retirou o aplicativo de sua loja. No entanto, até dia 24, segundo dados do próprio Google, mais de 1.000 pessoas instalaram o simulador em seus aparelhos. O aplicativo tinha “classificação livre”. O ofício requer ainda que sejam tomadas as medidas que julgarem cabíveis tanto para levantamento de dados sobre exatamente quantos downloads foram feitos, se crianças e adolescentes baixaram este aplicativo, quanto para avaliar a conduta da empresa desenvolvedora, bem como da loja de aplicativo que o disponibilizou.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados