Chico Alencar participa de ciclo de debates sobre transparência na Câmara

O evento teve como foco central o debate sobre o controle social e institucional dos gastos públicos

30 nov 2023, 18:05 Tempo de leitura: 0 minutos, 54 segundos
Chico Alencar participa de ciclo de debates sobre transparência na Câmara

Nesta quinta-feira (30), o deputado Chico Alencar participou do 2° Ciclo de Debates promovido pela Secretaria da Transparência, na Câmara dos Deputados. O evento teve como foco central o debate sobre o controle social e institucional dos gastos públicos.

O parlamentar compartilhou o painel com a deputada Erika Kokay (PT), Deyvid Pereira, assessor de orçamento da Câmara, e a Regina Lemos, do Ministério da Gestão e Inovação.

Chico apontou que a transparência deve ser intrínseca à atividade pública, não algo excepcional. Para ele, “A democracia é um regime de transparência e esse é o melhor antídoto contra a corrupção e o desvio”, ressaltou.

Ao abordar o contexto brasileiro, ele ressaltou que embora o Brasil seja um dos países com maior nível de transparência no orçamento, conforme indicado pela Pesquisa Budger Partnership, enfrenta desafios significativos em termos de participação social e engajamento público nesse tema. “Possuímos um imenso potencial, mas é imperativo avançarmos ainda mais na promoção de uma participação social ativa”, enfatizou.