Chico Alencar participa de audiência pública para debater a garantia de direitos nos territórios e os impactos da crise climática
"O negacionismo, postura de tantos deputados nesta casa, é o maior inimigo do cuidado ambiental"
28 nov 2024, 17:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundosO deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) conduziu na terça-feira (26/11) uma audiência pública dedicada à necessidade de fortalecer a proteção dos direitos territoriais e enfrentar os desafios impostos pela crise climática, na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados.
A audiência foi pedida pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Juventudes, em parceria com o The Climate Reality Project Brasil.
O evento reuniu especialistas, lideranças comunitárias e parlamentares para discutir soluções concretas que orientem políticas públicas capazes de enfrentar os desafios ambientais e sociais. Os debates reforçaram a necessidade de ações integradas que promovam justiça climática, reduzam desigualdades e garantam a proteção dos territórios vulneráveis.
Participaram da audiência representantes do The Climate Reality Project Brasil, da Carta de Direitos Climáticos dos Quilombos Sítio Araçá e Jatobá II, do Ministério do Meio Ambiente, do Fundo Casa Socioambiental, do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, além do GT Juventude da Frente Parlamentar Ambientalista.
Durante a audiência, Chico Alencar enfatizou o impacto negativo do negacionismo climático presente em parte do Congresso Nacional. “O negacionismo, postura de tantos deputados nesta casa, é o maior inimigo do cuidado ambiental. Nosso planeta vive uma sobrecarga causada pelo produtivismo e o consumismo desenfreados “, afirmou.