Chico Alencar lança abaixo-assinado contra especulação imobiliária no Centro do Rio

"A obra desconsidera o valor histórico, ambiental e político da praça, além de ignorar o alto número de imóveis vazios na área. Como 'reviver' o centro derrubando árvores e desfigurando uma praça pública?"

10 set 2025, 17:57 Tempo de leitura: 1 minuto, 41 segundos
Chico Alencar lança abaixo-assinado contra especulação imobiliária no Centro do Rio

O deputado Chico Alencar (RJ) lançou um abaixo-assinado em defesa do Buraco do Lume (Praça Mário Lago), no Centro do Rio. O espaço está sob ameaça de receber um espigão de 24 andares, que destruiria quase toda sua área verde.

O Burado do Lume é uma área que se consolidou desde a 1970 como local de convivência, cultura, memória e manifestações políticas. Até agora, o projeto é o maior licenciado pelo programa “Reviver Centro”, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Chico Alencar alerta sobre os riscos ambientais e sociais, além do avanço da especulação imobiliária na região, marcada pela transformação “da área mais verde da praça em um espigão com studios característicos de Airbnb”.

“A obra desconsidera o valor histórico, ambiental e político da praça, além de ignorar o alto número de imóveis vazios na área. Como ‘reviver’ o centro derrubando árvores e desfigurando uma praça pública?”, questiona o parlamentar.

Apesar do prefeiro Eduardo Paes (PSD) ter afirmado, em janiero de 2023, que não seriam autorizadaos quaisquer projetos urbanísticos no local, hoje o prédio já consta no sistema oficial do programa da Prefeitura.

Em suas redes sociais Paes chegou a descrever o projeto como “habitação para pessoas mais humildes”, justificando a relevância da construção. Entretanto, o deputado Chico Alencar rebate: “As dimensões dos apartamentos evidenciam o caráter especulativo do empreendimento, desmontando a justificativa de que seriam imóveis de habitação social”.

As unidades previstas no empreendimento terão 25m² e 35m², sem garagem. No entanto, a Portaria do Ministério das Cidades determina que uma moradia enquadrada como habitação social deve possuir no mínimo 40m².

O abaixo-assinado busca mobilizar a sociedade civil em defesa do Buraco do Lume e contra a destruição de um dos últimos espaços verdes do Centro do Rio.

Para assinar basta acessar a página: https://www.lumequerviver.com.br/