Chico Alencar e Célia Xakriabá querem oficializar Dia do Curupira

Iniciativa dos parlamentares vem em resposta ao deputado Nikolas, que debochou da escolha da figura lendária do folclore nacional como mascote da COP 30, demonstrando total desconhecimento da cultura brasileira

17 jul 2025, 18:48 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundos
Chico Alencar e Célia Xakriabá querem oficializar Dia do Curupira

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) e a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolaram nesta quinta-feira (17) uma proposta para a criação do Dia Nacional do Curupira e da Proteção às Florestas.

No começo do mês, o Curupira do folclore brasileiro foi definido como mascote da COP30. O personagem é figura lendária do folclore de origem indígena que simboliza a resistência contra a exploração predatória da natureza.

Na ocasião, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) reclamou da escolha em suas redes sociais: “Excelente escolha para representar o Brasil e nossas florestas: anda pra trás e pega fogo”.

Em resposta nas redes sociais, Chico respondeu à postagem dizendo “Nessa linha de negação ignorante das nossas tradições populares, poderia dizer que a direita retrógrada e obscurantista é composta por mulas sem cabeça…”. Célia também se manifestou questionando o “patriotismo” daqueles que não conhecem sequer a cultura do próprio país.

O PL institui a data no dia 17 de julho, e tem como objetivo unir educação ambiental, valorização do folclore brasileiro e defesa da biodiversidade em uma só data, promovendo ações educativas e culturais por todo o país.

A proposta também abre espaço para que escolas, bibliotecas, museus, movimentos sociais e órgãos públicos promovam atividades temáticas sobre o Curupira, a cultura popular e a proteção dos biomas brasileiros, especialmente da Amazônia. Viva o Curupira e a cultura popular brasileira!