Chico Alencar denuncia especulação imobiliária e PSOL recorre ao Ministério Público contra construção no Buraco do Lume

Junto com parlamentares da Câmara, Alerj e vereadores do Rio de Janeiro, o deputado federal do PSOL entrou com uma representação contra a construção de um prédio de 27 andares no local, situado na Praça Mário Lago

30 out 2025, 11:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
Chico Alencar denuncia especulação imobiliária e PSOL recorre ao Ministério Público contra construção no Buraco do Lume


O deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) e colegas de bancada na Câmara, na Assembleia Estadual e na Câmara Municipal deram entrada no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro com uma representação contra a construção de um prédio de 27 andares no Buraco do Lume, situado na Praça Mário Lago, no Centro do Rio de Janeiro. “Entramos com a representação no Ministério Público do Rio para questionar a legalidade do licenciamento, pela Prefeitura do Rio, da edificação de vários andares no Buraco do Lume, que inclui a derrubada de 55 árvores dessa área”, afirmou Chico Alencar.
O Buraco do Lume está sofrendo forte ofensiva da especulação imobiliária. Há décadas, o local é um espaço histórico, simbólico e cultural, reconhecido como ponto de convivência e de manifestações políticas.
Diversos urbanistas, juristas e arquitetos têm criticado a autorização para a construção no local concedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. “Não são moradias para famílias, mas apartamentos pequenos para aluguel por temporada. O projeto vai na contramão do que capitais do mundo inteiro estão fazendo”, ressaltou o parlamentar.
Os parlamentares alertam que a iniciativa transformará uma área pública em privada, sem transparência no processo de alienação e sem justificativa urbanística consistente.
“O Buraco do Lume é uma praça singular em um centro densamente edificado. A obra desconsidera o valor histórico, ambiental e político da praça. Como ‘reviver’ o centro derrubando árvores e desfigurando uma praça pública?”, questiona o parlamentar.

Parlamentares do PSOL que assinam a manifestação:
Deputados Federais
Chico Alencar
Glauber Braga
Henrique Vieira
Talíria Petrone
Tarcísio Motta


Deputados Estaduais
Dani Monteiro
Flavio Serafini
Professor Josemar
Renata Souza

Vereadores (RJ)
Mônica Benício
William Siri
Vereador (Niterói)
Túlio Rabelo