Chico Alencar critica declaração parcial do presidente do Conselho de Ética

Em entrevista, Schiochet anunciou, antes mesmo que o colegiado averiguasse o caso, que não via quebra de decoro por parte de Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

3 set 2025, 17:31 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
Chico Alencar critica declaração parcial do presidente do Conselho de Ética

Na última terça-feira (2), o deputado Chico Alencar se manifestou durante a reunião do Conselho de Ética, criticando a postura do presidente do colegiado, Fábio Schiochet (União-SC).

Em entrevista à CNN, Schiochet anunciou que não via quebra de decoro por parte de Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Atualmente, o deputado filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de quatro representações no colegiado que podem levar a sua cassação, nenhuma instaurada até agora. As ações foram motivadas por suas declarações e articulações nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro e as sanções impostas contra o país.

“O presidente do Conselho de Ética tem que agir como árbitro, não pode se manifestar sobre um caso antes de ele ser averiguado pelo colegiado. Essa é uma postura parcial e preocupante”, afirmou Chico Alencar.

Em resposta, Schiochet respondeu que essas se trata de “sua opinião pessoal” e que caso fosse identificada imparcialidade os colegas poderiam acioná-lo.

“Foi uma declaração repleta de contradições. O próprio presidente admitiu ter respondido a entrevista como ‘presidente do conselho’, isso já representa uma postura clara de parcialidade”, declarou Alencar.