Chico Alencar apresenta medidas para aumento real e constante do salário mínimo

Deputado encaminhou Indicação Legislativa ao Ministério da Fazenda, sugerindo nova fórmula de reajuste anual que considera a variação da inflação e do PIB positivo

7 abr 2023, 09:33 Tempo de leitura: 0 minutos, 55 segundos
Chico Alencar apresenta medidas para aumento real e constante do salário mínimo

A partir de 1º de maio, o salário mínimo será de R$ 1.320. Após quatro anos de reajustes abaixo da inflação, finalmente os brasileiros voltarão a ter aumento real, um avanço.

“É preciso garantir que seja aplicada uma política de valorização dos salários, pilar de um desenvolvimento democrático, distributivo e socialmente inclusivo”. Com esse objetivo, o mandato do deputado federal Chico Alencar encaminhou uma Indicação Legislativa ao Ministério da Fazenda, sugerindo que o governo federal adote uma nova fórmula de reajuste anual, considerando a variação do PIB do ano anterior (quando for positiva) e também a variação inflacionária do mesmo período. No caso da variação inflacionária, a sugestão é que seja considerado o que for maior entre o INPC ou o IPC-C1.

“Nesse formato, seria garantido que o reajuste do salário-mínimo resultaria num aumento real constante. Queremos que o compromisso firmado em campanha seja implementado por lei, e não dependa do presidente de plantão”, ressalta Chico Alencar.

Foto: Zeca Ribeiro / Agência Câmara