Célia Xakriabá propõe Comissão Externa sobre os ataques aos povos indígenas da Bahia

O objetivo é investigar a crescente violência contra os Povos Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe

23 fev 2024, 15:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos
Célia Xakriabá propõe Comissão Externa sobre os ataques aos povos indígenas da Bahia

Na abertura da semana legislativa na Câmara dos Deputados, a deputada Célia Xakriabá tomou a frente em uma ação voltada à defesa dos direitos indígenas. Em colaboração com parlamentares de diferentes partidos, como Alice Portugal (PCdoB/BA), Lídice da Mata (PSB/BA), Dorinaldo Malafaia (PDT/AP), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Túlio Gadelha (REDE/PE) e Airton Faleiro (PT/PA), a deputada protocolou um requerimento para estabelecer uma Comissão Externa para acompanhar as investigações sobre os ataques recentes aos Povos Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe, localizados nas regiões sul e centro-sul da Bahia.

A medida adotada responde à necessidade de confrontar a crescente violência contra essas comunidades, sinalizando a urgência de uma intervenção estatal coordenada. De acordo com a parlamentar mineira, o objetivo da Comissão Externa é acompanhar de perto as investigações, prestar suporte às vítimas e facilitar o diálogo entre todas as partes, buscando soluções de longo prazo para o conflito. Ela enfatiza a importância desse trabalho para assegurar a proteção e o bem-estar dos povos indígenas impactados.

Paralelamente, a deputada Célia Xakriabá participou do lançamento do manifesto “O Brasil escolheu a Democracia”, uma iniciativa apoiada por um vasto grupo de representantes da sociedade civil, parlamentares, juristas, partidos políticos e organizações sociais. O manifesto representa uma reação às tentativas de desestabilizar o Estado Democrático de Direito no Brasil. A deputada, junto a seus pares, se posicionou contra quaisquer esforços e narrativas que coloquem em risco os alicerces democráticos do país, ressaltando a decisão nacional em favor da democracia e do respeito às instituições.

A atuação da deputada do PSOL de Minas Gerais nesta semana legislativa demonstra seu compromisso inabalável com a defesa dos valores democráticos e dos direitos dos povos indígenas. Por meio da proposta de criação da Comissão Externa e do apoio ao manifesto democrático, a deputada reafirma seu papel como uma voz essencial na luta pelos povos indígenas, pela justiça social e respeito à diversidade cultural e política do Brasil.

Foto: Zeca Ribeiro / CD