Célia Xakriabá lidera encontro histórico de indígenas na Câmara do Deputados

Representantes dos povos Katokin, Karuazu, Kalankó, Koiupanká, Geripancó, Xukuru-Kariri e Kariri-Xokó estavam presentes

29 mar 2023, 18:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Célia Xakriabá lidera encontro histórico de indígenas na Câmara do Deputados

O auditório Nereu Ramos sediou nesta quarta (29.03) uma reunião histórica com dezenas de lideranças indígenas de todos os biomas do Brasil – Pantanal, Cerrado, Amazônia, Pampa e Caatinga – sob a batuta da deputada Celia Xakriabá, presidente da Comissão da Amazônia, Povos Originários e Tradicionais e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. Os deputados do PSOL Glauber Braga (RJ), Chico Alencar (RJ) e Tarcísio Motta (RJ) também participaram do evento.

Foram destaque nas falas dos participantes a importância de ter a representação de Célia Xakriabá na Câmara dos Deputados, a necessidade de se derrubar o Marco Temporal no STF e a cobrança de medidas urgentes de proteção aos territórios indígenas, que passam por um ataque severo e crescente, fruto da falta de políticas voltadas a estes povos desde o último governo.

O encontro, articulado pelo Conselho Indigenista Missionário – CIMI, contou com 45 autoridades de diversas etnias e representantes dos povos Katokin, Karuazu, Kalankó, Koiupanká, Geripancó, Xukuru-Kariri e Kariri-Xokó (estados de Alagoas e Sergipe). Em pauta a importância do combate a Projetos de Leis da mineração, do marco temporal e de criminalização de lideranças; e o fortalecimento políticas públicas voltadas aos povos originários e tradicionais, como o avanço na demarcação de terras.

“Antes de existir o Ministério dos Povos indígenas, existia – sempre existiu – o mistério dos povos indígenas. Estamos agora também representados aqui nessa Casa parlamentar, além do Executivo, sobretudo para que ela não aprove mais as leis que nos matam, mas aprove aquelas que protejam territórios e combata garimpos, fome e doenças”, destacou Célia Xakriabá.

Foto: Bruna Menezes