CDU aprova proposta de Boulos que obriga condomínios a detalhar gastos em boleto de cobrança

Ao assegurar que todas as informações relevantes sejam disponibilizadas de forma clara e acessível, a administração do condomínio reduz a possibilidade de mal-entendidos e suspeitas infundadas

30 maio 2025, 10:13 Tempo de leitura: 0 minutos, 53 segundos
CDU aprova proposta de Boulos que obriga condomínios a detalhar gastos em boleto de cobrança

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) um relatório do deputado Guilherme Boulos que obriga que o boleto de cobrança do condomínio detalhe os gastos do condomínio para o morador.

O texto dá parecer favorável – e apresenta um substitutivo – ao PL 4072/2019, do deputado Giovani Cherini (PL-RS). Com a aprovação na CDU, a proposta segue para ser discutida na CCJ e, depois, irá à votação em plenário.

A medida visa dar mais transparência aos gastos da administração condominial, diminuindo a chance de gastos irregulares com os recursos dos condôminos.

“Ao assegurar que todas as informações relevantes sejam disponibilizadas de forma clara e acessível, a administração do condomínio reduz a possibilidade de mal-entendidos e suspeitas infundadas. A clareza na apresentação das contas e na justificativa das despesas minimiza as oportunidades de desavenças, facilitando a resolução amigável de questões que possam surgir”, diz o texto do deputado.

Foto: Kayo Magalhães / CD