CCJC aprova projeto de Luiza Erundina que dificulta fraudes contra segurados da Previdência

Proposta garante que pedido de concessão do benefício poderá ser feita somente pelo segurado, dependente ou procurador legal

31 maio 2023, 16:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundos
CCJC aprova projeto de Luiza Erundina que dificulta fraudes contra segurados da Previdência

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n° 1044/07 apresentado pela deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) que impede a atuação de agenciadores como representantes de segurados em órgãos da Previdência. A medida visa combater fraudes contra aposentados e inativos.

O Projeto acrescenta dispositivo à Lei sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social (8213/91), e define que o requerimento para concessão de benefício somente poderá ser feito pelo próprio segurado, dependente ou procurador legal.

A deputada Luiza Erundina destaca que qualquer pessoa pode pedir a concessão do benefício, em nome do segurado, desde que apresente os documentos exigidos. Para Erundina, embora essa atividade possa facilitar a situação do segurado, tal procedimento permite a ação de pessoas de má-fé, que atuam em nome dos beneficiários, inclusive cobrando por esse serviço. “Esses ´profissionais´ se aproveitam do fato de que os segurados são, em sua maioria, pessoas idosas e com baixa escolaridade para incluir cláusulas abusivas nos contratos de prestação de serviços.

A Lei restringirá a possibilidade aos cônjuges; parentes legais, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau; assistentes sociais devidamente identificados e que representem a instituição onde o beneficiado se encontre internado ou asilado; e advogados.

A matéria segue para o Senado e passará por comissões de mérito. Se aprovada, segue para sanção do presidente da República.