CCJ aprova relatório de Chico Alencar para regulamentação da profissão de geofísico
Projeto de Lei 7686/17 avança na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para fortalecer segurança e qualidade dos serviços geofísicos no Brasil
4 jul 2024, 16:17 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundosA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou na quarta-feira (03.07), o Projeto de Lei 7686/17, que regulamenta a profissão de geofísico para graduados em Geofísica, Física, Geologia ou Engenharia Geológica, além de especificar requisitos para profissionais formados no exterior ou com experiência comprovada. O PL, de autoria do senador Romário, foi relatado pelo deputado Chico Alencar. (RJ).
Chico Alencar destacou a importância da regulamentação, afirmando que a aprovação do projeto representa um avanço significativo para a profissão, melhorando a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais.
Para o deputado, “a geofísica é uma ciência para a compreensão da terra, dos corpos planetários e ela é fundamental, inclusive hoje, para o enfrentamento do colapso climático, prevenção de desastres naturais e transição energética”.
A nova legislação também visa prevenir desastres naturais e auxiliar na exploração consciente de recursos naturais. Chico ainda destacou que esta é “uma vitória da ciência, da sociedade brasileira, da cidadania e, claro, dos operosos e operosas geofísicos deste país”.